5 coisas que você precisa saber antes de começar a fazer pedagogia

A pedagogia é uma faculdade muito escolhida, principalmente pelas mulheres. Ela tem a fama de ser um curso fácil e que consegue emprego rápido, mas a verdade é que não é tão fácil assim, e você só conseguirá emprego se for um bom profissional na área da educação ou passar nos concursos públicos. Veja agora cinco coisas muito importantes, que você precisa saber antes de escolher fazer pedagogia:



1 - Gostar de criança não é um motivo para escolher fazer pedagogia:
Muitas vezes, quando perguntado o motivo de estar fazendo pedagogia, as pessoas respondem "Por que eu gosto de criança". Eu adoro assistir séries, mas não quer dizer que eu queira ser atriz. Gostar de crianças é essencial para a prática da pedagogia, mas não é um motivo válido para escolher a profissão. Não é porque a pessoa gosta de criança, que vai ser um bom pedagogo. Isso vai além de gostar de criança, a pessoa tem que ter o perfil, tem que saber que suas escolhas vão fazer a diferença na vida da criança, sendo positiva ou negativamente. Se você tem gosta de crianças e tem essas características que citei acima, aí sim é um motivo pra você escolher pedagogia.

2 - Como qualquer profissão, não é fácil conseguir emprego:
Um dos motivos que me fizeram escolher pedagógica, foi a crença de que é fácil arranjar um emprego, essa ideia está totalmente errada. Você conseguirá um emprego se passar em um concurso público (que não é nada fácil) para trabalhar no ensino público, e para o ensino privado, vai depender da instituição, tem instituições que pedem o currículo, e se gostarem de você, te contrata, e tem instituições que tem processos seletivos para conseguir uma vaga de emprego (o que também não é nada fácil).

3 - Você vai marcar a vida do seu aluno, seja positiva ou negativamente:
Bom, torcemos para ser positivamente, mas se não for, você pode ser responsável por deixar o aluno desanimado, além de pegar trauma de estudar. Pra escolher uma profissão que trabalhe com o público, você tem que tem muito cuidado com o que faz, ainda mais em pedagogia.
Eu pessoalmente, tenho dois exemplos de professores que me marcaram, um foi no sétimo ano, professor Vitor de história, a aula dele é daquelas que você não quer que acabe, ele me fez amar história, tanto que virou até um hobby pra mim estudar história.
Outro exemplo foi a Marmota de Satanás (apelido que eu e meus amigos demos a ele, rs), ele era professor de uma matéria que eu já não gostava, matemática. Ele literalmente ferrava com os alunos, lembro até hoje de uma fala dele "eu vou ferrar com vocês na prova", e ferrou, minhas notas com ele eram muito baixas, nem sei como passei de ano.

4 - Você deve saber deixar de lado seus preconceitos:
Todos nós temos um preconceito que deve ser trabalhado. Em pleno século XXI não dá para um professor discriminar ninguém. Se você não gosta de alguma coisa, guarda pra você, é a sua opinião, e isso não deve interfirir na vida de ninguém além da sua. Isso é uma coisa que deve ser levada além da escola, além de fazer ou não pedagogia.

5 - Não seja contra seus próprios direitos:
Tenho colegas de sala, que eu simplesmente não consigo entender o motivo de ter escolhido o curso de pedagogia. São pessoas que vêem professores que vão atrás de seus direitos como "comunistas petistas". Isso é além de partido ou escolha política. Como dizia o polímata Rui Barbosa, "Quem não luta pelos seus direitos não é digno deles." Então nós temos que lutar SEMPRE, por uma educação melhor, um salário melhor, contra os desrespeitos partido dos próprios políticos. 

Bom, espero que tenha gostado do post! Me siga no Instagram e Twitter, até apróxima!



Comentários